24/05/2010

Escolhendo companias aéreas



   Nos últimos meses tenho planejado uma viagem para conhecer o interior de Portugal e Espanha. Naturalmente, boa parte do tempo de planejamento é gasto na escolha dos hotéis e na seleção da melhor compania aérea. Como comecei há alguns meses, cada vez que olho os sites de companias aéreas obtenho um valor diferente em reais para as passagens. Isto se deve a variação do dólar e do euro e a possibilidade de ser surpreso por promoções. Um grande problema, no entanto, é dependo de pra onde se vai, saber quais companias aéreas fazem o trajeto de ida e volta. A primeira coisa a saber é que não existe somente 2 companias a escolher: a do país de origem e a do país de destino. Certos países possuem mais de uma compania aérea que se possa escolher, como os EUA. No Brasil, atualmente, para vôos ao exterior, possuímos a GOL/Varig, que faz viagens dentro da América Latina, e a TAM, como opção para voar para a Europa e América do Norte. Do lado do destino, muitas vezes também existe mais de uma opção. Por exemplo: para viajar à Lisboa, Portugal, pode-se usar a TAP, portuguesa, ou a Iberia, da Espanha. Usando a Iberia, espanhola, não se escapará de uma escala em Madri ou Barcelona, e um segundo vôo para Lisboa, aumentando a duração da viagem. Entretanto, se o destino final está mais distante que a escala, abrem-se muitas possibilidades. Assim, para ir à Paris, poderiamos pesquisar tarifas na Air France, que faz o vôo direto, ou na TAP e na Iberia. Escolhendo as últimas, perde-se apenas no tempo de espera entre um vôo e o outro. Mas você deve estar se perguntando porque não ir simplesmente direto ao destino final, sem escalas, reduzindo ao máximo a duração da viagem. Concordo com você. A não ser que: 1. haja uma diferença de preço que compense o vôo extra. 2. você seja membro do programa de milhagens de outra compania que não a do destino final. No exemplo dado, se você fosse membro do programa de milhagens da TAP ou da Iberia, e estivesse prestes a completar a pontuação para uma ganhar uma viagem, talvez o esforço valha a pena. Quem já foi várias vezes a Europa provavelmente sabe do que estou falando: possui pontos em diversos programas de milhagens diferentes e nunca conseguiu ganhar nada, porque dificilmente viaja-se sempre pro mesmo destino. Pense a respeito na sua próxima viagem.    

    Uma notícia legal, é que no último dia 13, a TAM passou a fazer parte da Star Alliance, a qual  a Varig já fez parte no passado, e agora permite fazer compras de passagens para dezenas de outras companias no mundo acumulando os pontos/milhas em apenas um programa.

   Uma outra dica ainda sobre passagens, que facilita demais nossa vida, são os sites que fazem o trabalho de procurar as companias aéreas que fazem o trajeto que desejamos. Ou seja, você não precisa entrar em 3, 4 ou 5 sites de cias aéreas diferentes e simular preços. No Sky Scanner (http://www.skyscanner.com.br/) você escolhe a origem, o destino, e até a moeda para cotação. O site faz o trabalho duro e apresenta as opções listadas por ordem crescente de preço ou duração da viagem.  

   Até a próxima.

Um comentário:

Beta+Nê= Enzo disse...

Oi Rafa ...

Descobri seu blog por caso!!!rsrs
eu e o neander temos muita vondade de conhecer a Europa...e temos planejamento para isso !!! se Deus quizer !! e seu blog vai ajudar muito ...nos dando dicas especiais !!bjinhos

beta ..sua prima!!