23/05/2010

Viagem para Europa II - Horários e reservas



   Tendo definido como se locomover, parta para uma planilha ou calendário eletrônico fazendo um esboço do seu horário dia-após-dia. Digo, colocar horas aproximadas de acordar, ir buscar o carro alugado ou devolve-lo, ir para estação de trem, e tudo mais que tenha horários fixos ou importantes. Sei que parece, e é, cansativo e neurótico, mas pode lhe poupar dores de cabeça incríveis. Imagine acordar cedo e tomar cafe-da-manha correndo, voar para e estação pra pegar um trem as 9h da manhâ, chegar as 11h no destino, e descobrir na hora que seu hotel não lhe acomodará naquele momento por que o checkin começa as 14h? Até mesmo para alugar os carros é necessário especificar horários de retirada e entrega, então melhor se planejar aqui do que perceber lá que não vai dar tempo!

   Passado esta etapa, é hora de buscar onde se hospedar. Na Europa, existem hotéis e existem B&B (bed and breakfast). Nos últimos, e em hoteis menores também, não existe restaurante no local e voce deverá ou sair para comer fora ou trazer sua comida. As vezes o café-da-manhã é incluso. Cheque detalhes como se há serviço de quarto (arrumação de quartos) , conforme a necessidade de cada um. Eu pessoalmente me deparei com o seguinte dilema: hotéis mais centrais (o mais próximo do centro possível) ou mais afastados e possivelmente com melhor relação custo-benefício. Acho que não existe uma melhor resposta e cada um descobrirá progressivamente sua preferência. As grandes cidades que dispôe de metro e ônibus regulares aceitam bem os 2 tipos de hospedagem. Se você não se importa de pegar o metro ou onibus todo dia com a população local, então poderá encontrar bons lugares fora do burburinho do centro. Caso sua vontade seja ficar o mais próximo possível, de preferência debaixo da torre Eiffel, então opte assim. Porém saiba, estes lugares costumam ser mais caros e menores que os primeiros. Se dinheiro não é problema, vá em frente e reserva os 5 estrelas sempre bem situados perto dos pontos turísticos. Nestes locais, tudo é mais caro, da padaria da esquina até o sorvete a tarde. Não esquça de averiguar que algumas cidades da Europa, com certeza na Itália, possuem centros históricos que são fechados ao trânsito, ou melhor, só aceitam os carros dos moradores cadastrados. Então se estiver de carro na chegada, prepare-se para pouquissimas vagas nas cidades européias e a possibilidade de ser rebocado se vacilar. Converse com seu hotel caso ele esteja dentro de uma área desta e eles informarão sua placa às autoridades para que não você não seja multado. O que só me faz lembrar de uma palavra: GPS. Voltaremos a ela depois.

   Indo para regiões com muitas cidades, como a Toscana, Provence, Loire, Cote d´Azur e assim por diante, considere escolher hospedagens centrais a região, que lhe permitirão passear de carro com as menores distâncias possíveis. Nestas, não há necessidade de se hospedar no centro, ou mesmo dentro de uma cidade. Pode haver estabelecimentos muito bonitos e diferentes, como fazendas, mansões e até castelos. Onde descobrir tais lugares? Hmm. Eu recomento tripadvisor.com. Este site permite que se escolha a região que se quer ficar num mapa do google (minha preferência), considerando proximidade das atrações locais. E mais, ele ordena por nível de recomendação de quem já esteve e avaliou esses lugares, dentro de uma faixa de preço que voce mesmo especifica. Por exemplo, escolho Paris. Assim que se enumera hoteis vou ao mapa e peço para visualizá-los ali. Escolho o zoom apropriado para só cobrir a área que desejo ficar, e seleciono na esquerda a faixa de preços em euro que pago pela diária. Atualizo e ele vai mostrar no mapa todos hoteis disponiveis por ordem de recomendação. A partir daí parto para ler as críticas de quem se hospedou lá recentemente, dando preferência a pessoas com o mesmo perfil que eu: (casados jovens, solteiros, família com crianças e assim por diante). Gostando do lugar, parto pro site booking.com, este em português e que faz reservas na hora apenas com o cartão de crédito. Ali pode ser ver mais críticas e fotos do local. Checo SEMPRE as condiçoes de cancelamento da reserva, em caso de vir a mudar meus planos, e quais facilidades o hotel dispõe: internet grátis, café, estacionamento, etc. Para os com mais tempo, pode-se antes ir direto ao site do hotel e ver se eles possuem algum desconto especial pra quem fecha pelo site deles. Geralmente o booking.com não deixa a desejar e apresenta tudo em português claro. Não tive nunca nenhum problema com as reservas feitas por ele. Por via das dúvidas imprima cada confirmção e leve com você. Deixe o email também separado na sua caixa de email para uma possivel reimpressão. Pronto, voce tem seu roteiro diário, com horários relevantes, meios de transporte e hospedagem já reservados. Separe tudo numa pasta para levar.

Nenhum comentário: