23/05/2010

Viagem para Europa III - Dinheiro e outras dicas



   Aproveitando o computador, sugiro escanear o passaporte de cada viajante e mandar a cópia pra você mesmo por email. Separe esse email também. Caso necessario, perdendo o seu documento, basta entrar no seu email para ter as 2 páginas principais. Alguns copiam tambem e levam uma xerox para carregar no exterior. Eu mantenho meu passaporte no quarto, nunca os levo pra rua no exterior, a não ser me deslocando.
Se vai dirigir, boa hora de ir no site do DETRAN e solicitar sua permissão de dirigir internacional. Alguns países aceitam a nossa, outros não. Por via das dúvidas, eu fiz.
 
   Corra atrás de um seguro de acidentes pessoais. Há vários na web e pesquise preços e coberturas. Seu plano escolhido deve cobrir o tratado de Schengen. Este tratado exige que os seguros tenham uma cobertura mínima no exterior de 30.000 euros. Não adianta levar seu seguro saúde se ele não cobre o tratado. Alguns brasileiros vetados no exterior estavam sem seguro pessoal. Então não pense em ir sem ele a mão para mostar na imigração se solicitado. Considere também que na imigração pode lhe ser pedido mostrar quanto dinheiro voce leva, a fim de certificar-se do seu custeio enquanto em viagem. Não adianta levar cartões internacionais e não ter euro nenhum na mão, pode dar problema. Certas pessoas falam em 50 euros/dia por pessoa para comprovar se necessário. Sei que pode ser muita grana pra se transportar em espécie, mas creio que deve ser melhor do que ser mandado de volta pro Brasil precocemente. No meu caso, minha imigração na França não me pediu nada nem me falou coisa alguma, mas não tome isso como regra. Reproduzo aqui o que li em vários posts pela internet.

   Uma das dúvidas que me atormentou no preparo foi como levar dinheiro. Hoje dispomos de além do próprio em espécie, visa travel money (VTM), os antigos travelers checks e cartões de crédito e débito internacionais. Creio que cada uma dessas formas apresentas pontos altos e baixos. Parece-me que os travelers estão superados pelo VTM. Este, pra quem não conhece, é impresso por um banco específico ou casa de câmbio, e não possui titular. Solicita-se por telefone o cartão e então o banco irá pedir que se transfira o dinheiro para uma conta deles no valor equivalente ao solicitado em dólares ou euros. Explico. ´Você deverá escolher entre o VTM euro e o VTM dólar. Cada casa terá uma taxa de câmbio para as 2 moedas, uma pra compra e outra pra venda da moeda. Então, querendo carregar meu VTM euro com 500 euros, multiplicarei a cotação deles do euro pelo valor que adquiro e deposito o transfiro o montante em real. No exterior ele servirá como cartão de débito e saque em máquinas VISA, com custo apenas quando sacar. Ainda há a possibilidade de cadastrar alguém no Brasil para caso necessário depositar um extra para você. Útil no caso do dinheiro acabar. No entanto, não escolhi esse cartão porquê achei um grande abismo entre as cotações de compra e venda. Assim, se sobrasse dinheiro no cartão sairia caro sacá-lo na volta. Uma opção recomendada é manter o dinheiro, para quem não precisa dele, no cartão e usar nas próximas viagens. Eu optei por levar os velhos cartões de crédito internacionais e dinheiro em espécie, apesar do meu grande receio em ser assaltado.

Nenhum comentário: